A economia da África Subsaariana crescerá em 2019 e ultrapassará a marca deste ano

(Foto: African Union-Facebook)

Segundo estudo da FocusEconomics, a região alcançará um aumento de 3,7% em seu PIB no próximo ano, superior aos 3% de 2018. O Banco Mundial espera resultados semelhantes graças ao aumento de matérias-primas e investimento em infraestrutura.

FocusEconomics, uma empresa de inteligência de negócios sediada em Barcelona, prevê que em 2019 a economia subsaariana terá que expandir seu PIB em 3,7%, graças aos preços favoráveis das matérias-primas e investimentos públicos em infra-estrutura. Esse aumento ocorre após um crescimento de 3% em 2018, que marca a maior taxa desde o colapso dos preços das commodities em 2015.

Estes dados coincidem com as previsões do Banco Mundial que garantem que em 2018 crescerá 3,1% e no biênio 2019-2020 alcançará, em média, uma expansão de 3,6% em seu PIB. De acordo com a agência de crédito, a África Subsaariana deve continuar a enfrentar os desafios da redução da pobreza, conter seus níveis de dívida pública e incorporar pessoas ao mercado de trabalho.

Entre as oportunidades oferecidas pelo continente está a necessidade de modernizar sua infraestrutura logística para tornar suas exportações mais competitivas e melhorar as necessidades de sua população, como o acesso a água potável, moradia e esgoto. Países como Senegal, Etiópia e Costa do Marfim serão os que mais investiram neste setor. A Etiópia, em particular, será o país que mais expandirá sua economia em 2019 em todo o continente, graças à continuidade de seus investimentos em obras públicas.

Angola e Nigéria, as grandes potências petrolíferas do continente, experimentarão um crescimento mais leve da economia devido às mudanças políticas e a estabilização do preço de sua principal commodity de exportação, mas mesmo assim haverá um aumento no seu PIB.

O alto percentual da população economicamente ativa (60% tem menos de 25 anos) e a necessidade de aumentar os investimentos em infraestrutura são as chaves do continente para melhorar seus indicadores sociais e econômicos e manter o crescimento dos últimos anos.

Be the first to comment on "A economia da África Subsaariana crescerá em 2019 e ultrapassará a marca deste ano"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


www.000webhost.com