AfroChamber e TABA realizaram atividades conjuntas em abril

A Câmara de Comércio Afro-Brasileira e a Turkish African Business Associationrealizaram reuniões e visitas técnicas à empresas de São Paulo focadas em comércio e negócios. Um dos eixos centrais foi também o Quênia, um dos países líderes em expansão econômica e abertura aos investimentos estrangeiros.

Da esquerda para a direita, Rui Mucaje (Presidente AfroChamber), Fatih Akbulut (Presidente TABA), Sr. Sekan Gedik (Cônsul-Geral da Turquia em São Paulo), e Anthony Muriithi (Representante Family Bank)

A Afrochamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira – e a TABA – Turkish African Business Association – realizaram ações conjuntas na cidade de São Paulo no início de abril, com o objetivo de estreitar o intercâmbio comercial com o Quênia. As Instituições que já somam mais de quatro anos de parceria, uniram-se novamente para a promoção do continente africano, desta vez no evento Africa Business Talks.

 Africa Business Talks

Em 9 de abril, o Africa Business Talks – Fórum Trilateral Brasil-Quênia-Turquia, organizado pela TABA, em parceria com a Afrochamber, foi realizado no Hotel Slaviero, em São Paulo. A reunião contou com a participação de representantes consulares, câmaras de comércio e uma delegação de empresários do Quênia, na ocasião membros do Family Bank, e também do Brasil.

Fatik Akbulut, Presidente da TABA, destacou em seu discurso que a conferência teve como objetivo aumentar as relações entre os três países e integrar as cadeias de produção. Para ilustrar a situação, ele explicou como as indústrias holandesas de floricultura compram matérias-primas no Quênia e agregam valor em seu país.

Na mesma linha, Ricardo Latkani, Vice-Presidente da AfroChamber, incentivou os empresários presentes a trabalharem para essa integração da produção nas economias emergentes.

Ricardo Latkani, Vice-Presidente da AfroChamber

Quênia, o centro comercial da África Oriental

O país convidado a participar do evento Africa Business Talks é hoje uma das estrelas do crescimento econômico do continente africano, com um crescimento de 4,9% do PIB (2017, Banco Mundial), apoiado principalmente pelo setor agrícola e da infraestrutura . Neste período, o Quênia criou 897.000 novos empregos (64.000 a mais do que em 2016) e espera-se que até 2018 estes números permaneçam estáveis e não apenas nos setores mais fortes, mas também noutros, como a educação e a indústria pesqueira.

Hoje, a agricultura representa 75% da economia do país e é o setor que mais atrai investimentos para converter as matérias-primas do país em produtos de valor agregado. Desta forma, procura-se aumentar a taxa de crescimento e criar mais empregos. O Quênia é o terceiro maior produtor de chá do mundo, atrás apenas de potências emergentes, como a Índia e a China, respectivamente.

A África hoje está em um processo de integração de suas economias, com a assinatura do maior acordo de livre comércio já conhecido. No Fórum Trilateral, a Cônsul Comercial da África do Sul em São Paulo, Ilustríssima Senhora Shanaaz Ebrahim, disse que “a African Continental Free Trade Area (AfCFTA) é uma oportunidade para o continente” e que “o potencial em recursos naturais deve servir para agregar valor aos produtos”.

Cônsul Comercial da África do Sul, Ilustríssima Senhora Shanaaz Ebrahim

Visitas técnicas em São Paulo

Como parte das atividades da TABA no Brasil, a Afrochamber organizou visitas técnicas a diferentes fábricas no Estado de São Paulo relacionadas ao Agronegócio e à Construção Civil. No dia 4 de abril, visitaram a Fazenda Modelo da Embrapa, em São Carlos, dedicada à fertilizantes e agricultura de precisão. Eles continuaram a visita à fábrica da Pinhalense, em Espírito Santo do Pinhal, que atua no setor de tecnologia para processamento de grãos. Finalizaram em Mogi Guaçú, com um tour pela fábrica de betoneiras da empresa SITI, do Grupo RCO.

No dia 11 de abril, membros da TABA, Afrochamber e da delegação comercial queniana visitaram uma fazenda de grãos na cidade de Holambra e a fábrica da Astra em Jundiaí, dedicada à fabricação de itens para construção e também uma parceira da Câmara.

Visita técnica da delegação queniana à ASTRA

As visitas foram feitas no âmbito da parceria e cooperação entre a TABA e a AfrCchamber, com vista a estreitar os laços e a integração econômica com o Quênia. Essas visitas técnicas pelas diferentes indústrias do Estado de São Paulo contemplaram os setores que no país africano estão em ascensão e em busca de investimentos para converter as matérias-primas e agregar valor à produção nacional.

Be the first to comment on "AfroChamber e TABA realizaram atividades conjuntas em abril"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


www.000webhost.com