Acordo Comercial entre o Mercosul e a República Árabe do Egito já está em vigor

O acordo entre o bloco regional sul-americano e o país africano prevê a eliminação de tarifas e a padronização das normas sanitárias.

 O acordo de livre comércio entre o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e a República Árabe do Egito já está em vigor e promete revitalizar as relações entre os países do bloco regional e o país africano. Entre os benefícios para os empresários dos países envolvidos estão o rompimento das barreiras tarifas e a homologação de normas sanitárias, a fim de promover um intercâmbio mais ágil e dinâmico.

Com a entrada em vigor, o tratado já eliminou 26% das tarifas cobradas pelo Mercosul e 31% das do Egito para alcançar progressivamente 99% e 97% em 10 anos, respectivamente. O Egito representa 20% das exportações brasileiras para a África (US $ 1,77 bilhão em 2016), principalmente em carne bovina, frango, milho e ferro. O Egito, por sua vez, exportou US $ 94 milhões para o Brasil em fertilizantes, combustíveis e azeitonas, entre outros itens.

O acordo também prevê a padronização das normas sanitárias e fitossanitárias entre os países signatários, em conformidade com as disposições da OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre a aplicação dessas medidas. Este ponto (artigo 16.º do Tratado) reforça a cooperação nos domínios da saúde vegetal e animal e da qualidade alimentar, em conformidade com a atual regulamentação internacional.

O continente africano está em um processo de integração regional das economias. Esta processo resultaria no maior bloco comercial do mundo, levando em consideração o número de países signatários (44 por enquanto). O African Continental Free Trade Agreement (AfCFTA), não só prevê a quebra das barreiras tarifárias, mas também há 27 países que negociam a livre mobilidade de seus cidadãos entre os países.

Be the first to comment on "Acordo Comercial entre o Mercosul e a República Árabe do Egito já está em vigor"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


www.000webhost.com